Descrição
A tipicidade de um segundo vinho da denominação Saint-Julien
A propriedade
O Château Léoville Poyferré, Segundo Cru Classé do Médoc em 1855, cujas origens remontam ao início do século XVII, é uma das propriedades mais prestigiadas da denominação Saint-Julien, na margem esquerda da região de Bordéus. Magistralmente gerido pela família Cuvelier e vizinho de propriedades ilustres como Pichon Baron ou Léoville Las Cases, o Château Léoville Poyferré beneficia de um terroir reconhecido pelos seus parcos solos de cascalho Garonne, ideal para o desenvolvimento da vinha. Numa busca perpétua pela perfeição, a vinificação das parcelas é acompanhada pelo enólogo Michel Rolland, de forma a extrair suavemente a expressão mais autêntica de cada casta e de cada parcela. Os vinhos do Château Léoville Poyferré deslumbram com a sua elegância, profundidade, equilíbrio e poder.
A vinha
O Château Léoville Poyferré 2020 provém de uma vinha de 60 hectares, cujas vinhas, com uma idade média de 39 anos, estão plantadas em socalcos de cascalho Mindel com subsolos argilo-arenosos.
O vinho
O Pavillon de Léoville Poyferré é o segundo vinho da propriedade.
Vinificação e envelhecimento
Colhidos manualmente em caixotes, os cachos são rigorosamente ordenados de forma a manter apenas as uvas de ótima qualidade. A vinificação das parcelas é realizada em cubas de inox com temperatura controlada. A fermentação alcoólica é realizada usando leveduras selecionadas. O vinho é envelhecido durante 18 meses em barricas de dois vinhos.
Composição
O Pavillon de Léoville Poyferré 2020 é uma mistura de Cabernet Sauvignon (52%), Merlot (24%), Cabernet Franc (10%), Petit Verdot (8%).