Barolo é o "Rei dos Vinhos", mundialmente famoso por seu buquê intenso e extraordinariamente complexo. Este vinho apresenta notas florais e frutadas com notas de baunilha, violetas e especiarias. As notas "duras", como taninos, sais e acidez, agradam ao paladar, enquanto componentes "moles" agradavelmente equilibrados, como poliálcoois e álcoois, são agradavelmente equilibrados. Força e persistência tornam este vinho extraordinário e único.
Combinações de alimentos: Barolo é ideal com saborosos pratos de carne vermelha, assados, carnes refogadas e caça. Também é perfeito com queijos envelhecidos intensamente aromatizados.
Período de colheita 1ª e 2ª semana de outubro. Esmagamento com desengace e fermentação a temperatura controlada em grandes tanques com leveduras selecionadas e na presença de cascas e sementes de uva, até ao esgotamento dos açúcares naturais das uvas. Freqüente empilhamento de vinho (3-4) para incentivar a decantação das borras. Envelhecimento durante, pelo menos, 38 meses, dos quais pelo menos 18 em barricas de madeira. Engarrafamento de Barolo Docg, após filtragem.
O consumo de vinho tinto Barolo Docg é recomendado a partir dos 4 anos, mas boas colheitas permitem o consumo mesmo após vários anos e não é raro provar excelente Barolo após 10 anos.
Características organolépticas de Barolo
A cor do vinho tinto Barolo é vermelho granada com destaques laranja. A herança olfativa de Barolo é intensa e excepcionalmente complexa, com notas que tendem a ser frutadas e florais, como violeta e baunilha, ou terciárias, como alcatrão e especiarias. Agradáveis são os seus componentes "duros": acidez, taninos, sais, mas, ao mesmo tempo, agradavelmente equilibrados são os "moles": álcoois e poliálcoois. A excecional intensidade e persistência de Barolo fazem dele o inequívoco "Rei dos Vinhos". Notas geográficas O nome do mundialmente famoso vinho Barolo deriva do nome de uma das onze comunas de Langhe, que hoje constituem a sua área de produção favorita. Os Langhe são as colinas definidas como joias ao sul da cidade de Alba.
Castas
Nebbiolo – Michet, Lampia, Rosé
Cor
Vermelho granada com destaques laranja.
Buquê
Notas intensas, etéreas, rosa e violeta.
Sabor
Seco, cheio, robusto, austero e aveludado.
Teor alcoólico
Mínimo 13% vol.
Temperatura de serviço
18-20°C.