O Chryseia 2022 foi produzido a partir de uma rigorosa seleção de uvas da Quinta de Roriz e da Quinta da Perdiz, propriedades da Prats & Symington. Como em todas as edições anteriores do Chryseia, houve também o habitual contributo da vinha vizinha de Roriz, Quinta da Vila Velha, propriedade particular de Rupert Symington.
Os três meses anteriores à vindima foram entre os mais quentes e secos alguma vez registados no Douro, com uma sucessão de ondas de calor sem precedentes na sua intensidade e duração. Tivemos, até ao final de agosto, 70% menos chuva que a média de 30 anos, o que deixou os solos ressequidos. Contudo, as vinhas mantiveram-se em surpreendente bom estado, com poucas a mostrarem sinais de stress hídrico, testemunho da sua resiliência e adaptabilidade a condições duras. Setembro trouxe assinalável descida das temperaturas diurnas e noturnas, o que teve impacto muito positivo nas vinhas, ao mitigar o stress hídrico e ao proporcionar as necessárias condições para a progressão das maturações. A vindima teve início na Quinta de Roriz no dia 30 de agosto com a Touriga Nacional, tendo terminado no dia 27 do mês de setembro com a Touriga Franca.
Chryseia é a nossa melhor expressão do terroir do vale do Douro. Criado com enorme cuidado e atenção ao detalhe na adega na Quinta de Roriz, o Chryseia representa o compromisso das duas famílias em produzir o vinho mais elegante a partir de duas uvas incontornáveis no Douro — a Touriga Nacional e a Touriga Franca. Os três meses anteriores à vindima foram entre os mais quentes e secos alguma vez registados no Douro. Contudo, as vinhas mantiveram-se em surpreendente bom estado, testemunho da sua resiliência e adaptabilidade a condições duras. O vinho2 é caracterizado pela fruta fresca, com taninos suaves e redondos, trazendo a «finesse» e elegância característicos do Chryseia
COMPOSIÇÃO VARIETAL
75% Touriga Nacional, 25% Touriga Franca
Álcool14%
pH3,62
Acidez Total
6,4 g/L (ácido tartárico)
Estágio
15 meses em barricas de carvalho francês de 400L
Enólogos
Bruno Prats
Charles Symington
Pedro Correia
Miguel Bessa