Louis Roederer - Cristal - 2013 0,75L
CRISTAL 2013Clássico, calcário e potente
Cristal 2013 é um grande clássico em que maturidade e frescura estão harmoniosamente entrelaçados assegurar o potencial para um envelhecimento prolongado
O TRIUNFO DA PUREZA CALCÁRIA
Última colheita colhida em outubro, a única em duas décadas, a Cristal 2013 dá continuidade à grande tradição de equilíbrio e pureza que a tornou lendária. A concentração mineral está no seu pico e atinge uma profundidade tremenda neste final de ano.
O ciclo vegetativo mais longo, o verão seco e brilhante e o lento amadurecimento das uvas até ao início do outono deram origem a dois champanhes extraordinariamente equilibrados e frescos que são a quintessência da pureza calcária e da elegância única típica de Cristal.
UM TERROIR VINTAGE
Continuando o caminho de uma viticultura renascentista em que as práticas ecológicas, os compostos biodinâmicos e o respeito pelos organismos vivos são as únicas regras, a Cristal 2013 abraça plenamente o seu terroir e oferece-nos o seu destilado mais puro.
Este ano, o Chardonnay brilhou com uma nova luz, mais profunda, mais complexa e mais salina. Misturado com o Pinot Noir, traz-o à tona e leva-o a uma dimensão superior, proporcionando uma estrutura e textura que pressagiam um potencial notável.
A VIBRAÇÃO DE UM GRANDE TERROIR DE GIZ
Cristal
A personificação perfeita da pureza calcária, Cristal 2013 é um pouco contido em sua juventude. A sua finesse perfumada e grande elegância extraem a sua energia este ano do lento amadurecimento das uvas. Trata-se de um vinho magistralmente trabalhado, brilhante e concentrado, que se inclina para o solo, refletindo a salinidade do seu terroir como nunca antes.
NOTAS DE PROVA
Uma tonalidade dourada com destaques suaves e brilhantes.
Bolhas finas, estáveis e suaves.
Potente e complexo no paladar, revelando uma mistura de frutos amarelos (ameixa mirabelle), suculentos frutos maduros (nectarina), casca de citrinos (laranja cristalizada) e frutos secos finamente torrados (avelã). O nariz é simultaneamente pulverulento e doce, com notas elegantes e calcárias.
Suave, tátil e encorpado no paladar. As bolhas criar uma sensação suave e vibrante, depois o vinho torna-se macio, denso e suculento. Mas é o calcário frescura que rapidamente dá o tom: a doçura torna-se enérgico e intenso, dando ao vinho um textura elegante mas poderosa. Taninos finos e texturizados revelam uma dimensão equilibrada e vínica ao vinho.
O acabamento é salgado e salino.
VITICULTURA
Crus: 45 lieux-dits excecionais
Terroir:
1/3 vinha de «La Rivière» (ou seja, la Vallée de la Marne)
1/3 vinha de «La Montagne» (i.e. la Montagne de Reims)
1/3 vinha de «La Côte» (i.e. la Côte des Blancs)
Vinhos vinificados em carvalho: 32%
Fermentação maloláctica: 0%
Dosagem: 8g/l