TIARA BRANCO
Muito complexo com notas minerais e cítricas muito intensas, aromas de erva fresca, notas fumadas e ligeiro carácter redutivo prometendo uma vida longa na garrafa.
Na boca é muito fresco mostrando a concentração e elegância das vinhas muito velhas, vibrante e intenso é dominado pelo carácter mineral e casca de fruto citrino, complexo e fresco com grande potencial de envelhecimento.
Um vinho que tem por base o carácter mineral dos solos de micaxisto e a complexidade de vinhas muito velhas plantadas a mais de 600 m de altitude, onde a Códega do Larinho é a casta dominante, enaltecida pelo estilo de fermentação redutivo.
NOTAS DE PROVA
Muito complexo com notas minerais e cítricas muito intensas, aromas de erva fresca, notas fumadas e ligeiro carácter redutivo prometendo uma vida longa na garrafa. Na boca é muito fresco mostrando a concentração e elegância das vinhas muito velhas, vibrante e intenso é dominado pelo carácter mineral e casca de fruto citrino, complexo e fresco com grande potencial de envelhecimento.
INFORMAÇÃO TÉCNICA
PRODUTOR
Niepoort (Vinhos) S.A.
REGIÃO
Douro
TIPO DE SOLO
Xisto
VINHAS
Diferentes vinhas
IDADE DAS CEPAS
Variadas: 40, 60 e 100 anos
CASTAS
Codega, Rabigato, Donzelinho, Boal, Cercial e outras
DENSIDADE POR HA
6500
CONDUÇÃO DAS VINHAS
Guyot e Royat
ALTURA DO MAR
600-800
PERÍODO DE VINDIMA
Setembro
FORMA DE VINDIMA
Manual
MALOLÁCTICA
Não realizada
FERMENTAÇÃO
Cubas inox e 10% em madeira usada
ESTÁGIO
8 meses em cubas inox e 10% em toneis de madeira usada
SUGESTÃO DE ACOMPANHAMENTO
Pratos de peixe grelhado. Sugestões vegetarianas: Vegetais salteados e saladas.