RELATÓRIO DA VINDIMA
O ano vitícola de 2021/2022 caracterizou-se por ser um ano bastante atípico em termos climáticos, com um Inverno quente e seco, e com uma Primavera e Verão igualmente quentes e secos. Destaca-se em especial a reduzida precipitação ao longo da maior parte do ciclo vegetativo e as altas temperaturas registadas em Maio, Julho e Agosto, pelo impacto que tiveram na videira e na maturação da uva. Por outro lado, as condições climáticas impediram o desenvolvimento das doenças (míldio e oídio), refletindo-se numa boa qualidade fitossanitária. A disponibilidade de água apresentou-se como o principal fator limitante ao normal desenvolvimento da videira desde uma fase muito precoce do ciclo. Na Quinta do Vale Meão choveu de novembro 2021 a fim de setembro 2022, 225,8mm, o que compara com 520,4mm da média de 30 anos (-57%). Este cenário de seca começou a ser desenhado com o período de Inverno: de novembro de 2021 a fevereiro 2022, choveram 66,8mm. Essa tendência prolongou-se durante todo o ano, nunca tendo existido precipitação significativa para repor as reservas de humidade no solo. Ainda que o ciclo vegetativo se tenha iniciado com um ligeiro atraso relativamente ao expectável, este tempo acabou por ser rapidamente recuperado na fase de floração das videiras. Perante este cenário, fomos colocados perante uma vindima com uma janela mais curta que o normal, onde o controlo permanente do estado de maturação das uvas foi um dos fatores decisivos para o sucesso. Iniciamos assim a vindima a 17-08-2022 com
a entrada de uvas brancas da casta Rabigato e terminamos a 23-09-2022. Apesar destas adversidades, a produção foi uma boa surpresa.
CASTAS
60% Touriga Nacional, 30% Touriga Franca, 5% Tinta Barroca e 5% Tinta Roriz
VINIFICAÇÃO
Após esmagamento as uvas passam por um choque térmico seguido de pisa a pé durante quatro horas, em lagares de granito. O mosto é transferido para cubas de vinificação de pequena capacidade com controlo de temperatura. Nesta colheita 10% dos vinhos fermentaram com o engaço. As castas são vinificadas separadamente. O lote final é feito antes do engarrafamento. Estágio em barricas (45% novas e 55% de segundo ano) de 225 litros, de carvalho francês.
NOTAS DE PROVA
Excelente cor, viva e profunda. Aromas florais combinados com frutos vermelhos e silvestres. Nota intensas de fruta, mostrando um final de boca prolongado muito fresco e complexo.
Colheita 2022
Tipo de Vinho Tinto
Produtor F. Olazabal & Filhos
Propriedade Quinta do Vale Meão
País de Origem Portugal
Região Douro
Capacidade 75cl
Teor Alcoólico (%) 14,5
Servir a 12-18ºC
Wine Spectator 91/100
Robert Parker 90/100