Vinha da Rosa surge da vontade de criar um vinho com origem numa vinha em produção biológica, rodeada pelas cores e cheiros das suas roseiras.
Desde a época dos romanos, que as roseiras estão intrinsecamente ligadas às vinhas criando um habitat importante para alguns insetos e funcionando também como sistema de alerta em caso de pragas na vinha.
Denominação de Origem
DOC Alentejo
Ano Vinícola
2021/22 caracterizou-se por ser um ano anormalmente seco e quente. O Inverno foi marcado por baixos níveis de precipitação, seguido de uma Primavera muito quente e seca, com o primeiro golpe de calor a acontecer a meio de maio. Estas condições
provocaram abrolhamentos muito precoces nalgumas castas com sucessivas paragens de crescimento ao longo do ciclo vegetativo. As elevadas temperaturas, aliadas à escassez deágua disponível no solo, condicionaram o normal desenvolvimento das plantas e o crescimento dos bagos desde uma fase muito precoce do ciclo. Um ano difícil, mas que no global teve condições para produzir vinhos de elevada qualidade.
Castas
Field blend de Touriga Nacional e Syrah
Vindima
As uvas foram colhidas muito cedo, antes do pintor, para garantir acidez e frescura
natural. Foram vindimadas manualmente para pequenas caixas de forma a preservar a
sua qualidade.
Vinificação
Após uma criteriosa seleção e triagem à entrada da adega, as uvas foram desengaçadas e suavemente prensadas. A fermentação decorreu a baixas temperaturas em cubas de inox. Parte do lote fermentou e estagiou em barricas usadas de 500 litros.
Notas de Prova
Cor rosa-pálido. Aroma fino e delicado. Na boca é
fresco e estruturado, predominando as notas de framboesa e fruta tropical, com final de boca
prolongado
Idade das Vinhas20 anos
Engarrafamentomarço 2023
Altitude das Vinhas310-320 metros
Álcool12%
Orientação da Vinhanorte-sudeste
Tipo de Solo Xistosos
Sistematização Cordão unilateral
Dados Analíticos Acidez Total: 5,1 gr/L pH: 3,51 Açúcar Residual: < 4 gr/L
Temperatura de Consumo 8-10º C